HISTÓRICO
O Café Acadêmico do Campus XV é um projeto de extensão universitária
elaborado com o propósito de fomentar leituras e a discussão interdisciplinar
em espaços, fora da sala de aula, no Departamento de Educação do Campus XV da UNEB. Ao iniciar as suas
atividades no segundo semestre de 2007, objetivou-se favorecer o
desenvolvimento de um ambiente pluralista e democrático, no qual os
interessados pudessem participar de uma abordagem interdisciplinar sem qualquer
preocupação com avaliação: apenas com o propósito de contribuir para uma
formação humanística mais sólida.
A proposta partiu da constatação
de que a discussão de temas de indiscutível relevância, muitas vezes, não se
ajustava aos componentes curriculares. Seja pelo tempo restrito, pelas ementas
e programas ou pela formação do professor, observou-se a conveniência de
abordagens arrimadas em múltiplos enfoques que se distanciassem do trabalho em
sala de aula. A percepção de um anseio comum por espaços alternativos de
aprendizado motivou a elaboração do projeto.
Sem prejuízo de seu público alvo
ser a própria comunidade acadêmica da UNEB, o projeto sempre esteve aberto à
participação externa. Trata-se de um modo de atrair a sociedade para a
universidade e, desse modo, aumentar a inserção social desta.
As atividades do projeto sempre
foram desenvolvidas por meio da divulgação dos temas do evento e de sugestões
de leituras a estes relacionadas. Realizados no final da tarde, objetivou-se
facilitar a participação de estudantes dos períodos vespertino e noturno.
Originalmente concebido e
executado pelos professores com formações diversas Andréa Ferreira Lago
(Pedagogia), Pedro Augusto Lopes Sabino (Direito), Rosiete Costa de Sousa (Pedagogia)
e Surya Aaronovich Pombo de Barros (História), diversos eventos foram
realizados sobre temas variados:
1) 5 de outubro de 2007, “Gestão
democrática das instituições educacionais”, com palestra do Prof. Pedro Augusto
Lopes Sabino;
2) 26 de outubro de 2007, “O
Estatuto da Igualdade Racial”, com palestra da Prof.ª Surya Aaronovich Pombo de
Barros;
3) 30 de novembro de 2007, “A
Cultura Popular e a Universidade”, com palestra da Prof.ª Rosiete de Sousa;
4) 4 de abril de 2008, “Por que
usar ferramentas livres em educação? Por que o futuro será livre e
colaborativo?”, com palestra da Prof.ª Tininha Llanos;
5) 16 de maio de 2008, “Algumas
anotações sobre contra-cultura”, com palestra do Prof. Nuno Gonçalves;
6) 22 de agosto de 2008, “A
formação do professor e as tecnologias contemporâneas”, com palestra da Prof.ª
Vânia Valente;
7) 18 de setembro de 2008, “Os
sentidos da sensibilidade em nosso cotidiano”, com palestra do Prof. Miguel
Almir;
8) 10 de dezembro de 2008, “Música
eletro-acústica: outras possibilidades de escuta”, com palestra do Prof.
Cristiano Figueiró.
Em 2007, o projeto contou com a
monitoria institucional de Lucas Reis.
Após a suspensão de suas
atividades, o projeto foi retomado e parcialmente reformulado, em 2012, sob
nova coordenação: Andréa Ferreira Lago (Pedagogia), Matheus Ferreira Bezerra
(Direito), Pedro Augusto Lopes Sabino (Direito), Rosiane Costa de Sousa
(Direito). Sem abandonar a proposta inicial de debate interdisciplinar aberto
às contribuições tanto da comunidade acadêmica do Campus XV quanto às participações externas, a seleção de temas
objetivou refletir as linhas de concentração de estudos dos coordenadores do
projeto:
1) 21 de setembro de 2012, “Mídia
e a formação da infância na atualidade: enfoque pedagógico e jurídico”, com palestra
da Prof.ª Andréa Ferreira lago e do Prof. Matheus Ferreira Bezerra;
2) 19 de outubro de 2012, “Educação
do Campo e o Protagonismo dos movimentos sociais”, com palestra da Prof.ª Rosiane
Costa de Sousa;
3) 23 de novembro de 2012, “Os
direitos autorais na sociedade contemporânea: limites e explorações”, com palestra
do Prof. Matheus Ferreira Bezerra;
4) 7 de dezembro de 2012,
“Liberdade de informação jornalística: liberdade de imprensa ou liberdade de
empresa?”, com palestra do Prof. Pedro Augusto Lopes Sabino.
Após o sucesso das últimas quatro
edições realizadas no segundo semestre de 2012, o projeto voltou em 2013, e
logo na sua primeira edição do ano, realizada no dia 10 de maio, coordenada
pela Prof.ª Rosiane Costa de Sousa tivemos uma interessante discussão sobre as
“(Auto)Imagens dos Professores de Classes Multisseriadas”, que contou com a
participação dos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação e
Contemporaneidade da UNEB, Natalina Carvalho, Silvano Sulzarty e Patrícia
Santana Reis. Também estiveram presentes coordenadores pedagógicos do
município, professores de classes multisseriadas e discentes do curso de
pedagogia do Campus XV. No debate foram levantadas as principais dificuldades
enfrentadas para se lecionar em classes desse tipo, algumas possíveis soluções
e também alguns prazeres, a discussão estava tão entretida que faltou tempo
para se debater todos os pontos e uma nova edição ficou de ser convocada.
No dia 28 de junho, foi a vez de
o Professor Pedro Sabino trazer a discussão sobre a “Liberdade de informação
jornalística: interdição do debate público”, que abordou a influência de
manipulação da mídia e a necessidade de regulamentação da lei de imprensa, fazendo
uma análise sobre a participação da imprensa nos movimentos que eclodiram pelas
ruas do país clamando por mudança.
Encerrando os eventos do primeiro
semestre letivo, a Prof.ª Rosiane Costa de Sousa novamente promoveu uma roda de
discussões acerca das classes multisseriadas, trazendo como tema da edição
“DOCÊNCIA NA ESCOLA DO MEIO RURAL: Uma conversa com professores da classe
multisseriada”, onde os docentes que lecionam nesses locais puderam expor e
trocar um pouco das experiências com os presentes, que compareceram em grande
número no auditório do Campus, no dia 27 de julho.
Dando início ao segundo semestre
letivo, o primeiro tema a ser discutido foi Audiovisuais e educação:
possibilidades e desafios, sob os cuidados da Prof.ª Andrea Lago, que comandou
uma interessante discussão no dia 20 setembro.
Continuando o debate acerca da
liberdade de imprensa, o Prof. Pedro Sabino convidou ao jornalista Carlos Magno
para abordar o tema "Padrões de manipulação da informação
jornalística".
Encerrando o ano de 2013 com
chave de ouro, no dia 13 de dezembro tivemos, sob os cuidados da Prof.ª Rosiane
Costa de Sousa, um interessante diálogo sobre "A condição humana na
contemporaneidade sobre a ótica de Hannah Arendt", com a participação da
Prof.ª Cora Corinta Macedo de Oliveira.
As atividades do projeto no
primeiro semestre de 2014 foram iniciadas com um evento especial. A Prof.ª
Surya Aaronovich Pombo de Barros, uma das primeiras coordenadores do projeto e
atualmente Professora da Universidade Federal da Paraíba, em 25 de abril de
2014, discorreu a respeito do tema “Tempo e narrativa na perspectiva
afrodescendente”. Na mesma data, foi realizado o lançamento da obra do Prof.
Márcio Ronaldo Vieira: “Memórias das mulheres operárias de Valença”.
O projeto passou por um período
de suspensão. Em virtude de atividades acadêmicas, seus coordenadores tiveram
simultaneamente de se afastar de sua realização. A partir do segundo semestre
de 2019, o projeto foi retomado tendo uma nova reformulação parcial. A proposta
de um espaço pluralista e democrático, orientado por uma abordagem
interdisciplinar, foi mantida. Diferentemente das fases anteriores, pretende-se
direcionar as discussões para a produção acadêmica na universidade.
Tendo-se em vista o retorno ao Campus XV de vários docentes que se
encontravam em afastamento para doutorado, bem como o propósito de obter
subsídios para a criação de curso de pós-graduação, entendemos oportuna a promoção
do debate desse relevante tema.
A primeira edição, no segundo
semestre de 2019, foi realizada em 25 de novembro, no auditório do Campus XV da UNEB. Três expositores
compartilharam experiências pessoais a respeito de diferentes produções em fases
variadas de desenvolvimento. Larissa Fernanda Peixoto dos Santos, egressa da
primeira turma do curso de Direito do DEDC-XV da UNEB, mestranda em Direito
pela UFBA, discorreu sobre o seu projeto de dissertação: "Efeitos
jurídicos do pluralismo nas relações de família“. Alexsandro Pitanga Moraes,
egresso da terceira turma do curso de Direito do DEDC-XV da UNEB, mestre em
Direito pela UFBA, teceu ponderações acerca de sua dissertação: "O crime
do escravo Romeo: uma análise histórico-jurídica de um processo-crime na Bahia
(1887-1891)". Pedro Augusto Lopes Sabino, Professor de Direito
Constitucional do DEDC-XV da UNEB, doutor em Direito pela UFBA, expôs a sua
tese: "Concentração da propriedade dos meios de comunicação social no
Brasil: controle do poder e tutela do pluralismo na ordem constitucional
brasileira", defendida no primeiro semestre de 2019.
Em 2020, pretende-se dar
sequência aos eventos relacionados a esse tema, preferencialmente com a
participação de um docente do Campus XV
juntamente com um convidado de outra instituição. Infelizmente, em virtude da
pandemia do COVID-19, as atividades presenciais foram suspensas na UNEB antes
do término do semestre letivo 2019.2 e permanecem, em 21 de junho de 2020, sem
previsão de retorno. Esse fato comprometeu a execução do planejamento inicial.
Os projetos dos cursos oferecidos
são apenas recortes do conhecimento humano. Destarte, a necessidade de espaços
alternativos de discussão persiste.
Os temas já abordados são
referências, mas não esgotam, obviamente, as possibilidades. A Coordenação do
projeto encontra-se aberta a sugestões com o propósito de melhor atender aos
anseios de discussão crítica da comunidade acadêmica do Campus XV da UNEB.
Enfim, nosso objetivo com o Café
Acadêmico é proporcionar um ambiente dinâmico com discussões construtivas e
interessantes, desviando um pouco da monotonia das salas de aula,
proporcionando um diálogo aberto e de caráter interdisciplinar.
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