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Histórico

HISTÓRICO

O Café Acadêmico do Campus XV é um projeto de extensão universitária elaborado com o propósito de fomentar leituras e a discussão interdisciplinar em espaços, fora da sala de aula, no Departamento de Educação do Campus XV da UNEB. Ao iniciar as suas atividades no segundo semestre de 2007, objetivou-se favorecer o desenvolvimento de um ambiente pluralista e democrático, no qual os interessados pudessem participar de uma abordagem interdisciplinar sem qualquer preocupação com avaliação: apenas com o propósito de contribuir para uma formação humanística mais sólida.
A proposta partiu da constatação de que a discussão de temas de indiscutível relevância, muitas vezes, não se ajustava aos componentes curriculares. Seja pelo tempo restrito, pelas ementas e programas ou pela formação do professor, observou-se a conveniência de abordagens arrimadas em múltiplos enfoques que se distanciassem do trabalho em sala de aula. A percepção de um anseio comum por espaços alternativos de aprendizado motivou a elaboração do projeto.
Sem prejuízo de seu público alvo ser a própria comunidade acadêmica da UNEB, o projeto sempre esteve aberto à participação externa. Trata-se de um modo de atrair a sociedade para a universidade e, desse modo, aumentar a inserção social desta.
As atividades do projeto sempre foram desenvolvidas por meio da divulgação dos temas do evento e de sugestões de leituras a estes relacionadas. Realizados no final da tarde, objetivou-se facilitar a participação de estudantes dos períodos vespertino e noturno.
Originalmente concebido e executado pelos professores com formações diversas Andréa Ferreira Lago (Pedagogia), Pedro Augusto Lopes Sabino (Direito), Rosiete Costa de Sousa (Pedagogia) e Surya Aaronovich Pombo de Barros (História), diversos eventos foram realizados sobre temas variados:
1) 5 de outubro de 2007, “Gestão democrática das instituições educacionais”, com palestra do Prof. Pedro Augusto Lopes Sabino;
2) 26 de outubro de 2007, “O Estatuto da Igualdade Racial”, com palestra da Prof.ª Surya Aaronovich Pombo de Barros;
3) 30 de novembro de 2007, “A Cultura Popular e a Universidade”, com palestra da Prof.ª Rosiete de Sousa;
4) 4 de abril de 2008, “Por que usar ferramentas livres em educação? Por que o futuro será livre e colaborativo?”, com palestra da Prof.ª Tininha Llanos;
5) 16 de maio de 2008, “Algumas anotações sobre contra-cultura”, com palestra do Prof. Nuno Gonçalves;
6) 22 de agosto de 2008, “A formação do professor e as tecnologias contemporâneas”, com palestra da Prof.ª Vânia Valente;
7) 18 de setembro de 2008, “Os sentidos da sensibilidade em nosso cotidiano”, com palestra do Prof. Miguel Almir;
8) 10 de dezembro de 2008, “Música eletro-acústica: outras possibilidades de escuta”, com palestra do Prof. Cristiano Figueiró.
Em 2007, o projeto contou com a monitoria institucional de Lucas Reis.
Após a suspensão de suas atividades, o projeto foi retomado e parcialmente reformulado, em 2012, sob nova coordenação: Andréa Ferreira Lago (Pedagogia), Matheus Ferreira Bezerra (Direito), Pedro Augusto Lopes Sabino (Direito), Rosiane Costa de Sousa (Direito). Sem abandonar a proposta inicial de debate interdisciplinar aberto às contribuições tanto da comunidade acadêmica do Campus XV quanto às participações externas, a seleção de temas objetivou refletir as linhas de concentração de estudos dos coordenadores do projeto:
1) 21 de setembro de 2012, “Mídia e a formação da infância na atualidade: enfoque pedagógico e jurídico”, com palestra da Prof.ª Andréa Ferreira lago e do Prof. Matheus Ferreira Bezerra;
2) 19 de outubro de 2012, “Educação do Campo e o Protagonismo dos movimentos sociais”, com palestra da Prof.ª Rosiane Costa de Sousa;
3) 23 de novembro de 2012, “Os direitos autorais na sociedade contemporânea: limites e explorações”, com palestra do Prof. Matheus Ferreira Bezerra;
4) 7 de dezembro de 2012, “Liberdade de informação jornalística: liberdade de imprensa ou liberdade de empresa?”, com palestra do Prof. Pedro Augusto Lopes Sabino.
Após o sucesso das últimas quatro edições realizadas no segundo semestre de 2012, o projeto voltou em 2013, e logo na sua primeira edição do ano, realizada no dia 10 de maio, coordenada pela Prof.ª Rosiane Costa de Sousa tivemos uma interessante discussão sobre as “(Auto)Imagens dos Professores de Classes Multisseriadas”, que contou com a participação dos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB, Natalina Carvalho, Silvano Sulzarty e Patrícia Santana Reis. Também estiveram presentes coordenadores pedagógicos do município, professores de classes multisseriadas e discentes do curso de pedagogia do Campus XV. No debate foram levantadas as principais dificuldades enfrentadas para se lecionar em classes desse tipo, algumas possíveis soluções e também alguns prazeres, a discussão estava tão entretida que faltou tempo para se debater todos os pontos e uma nova edição ficou de ser convocada.
No dia 28 de junho, foi a vez de o Professor Pedro Sabino trazer a discussão sobre a “Liberdade de informação jornalística: interdição do debate público”, que abordou a influência de manipulação da mídia e a necessidade de regulamentação da lei de imprensa, fazendo uma análise sobre a participação da imprensa nos movimentos que eclodiram pelas ruas do país clamando por mudança.
Encerrando os eventos do primeiro semestre letivo, a Prof.ª Rosiane Costa de Sousa novamente promoveu uma roda de discussões acerca das classes multisseriadas, trazendo como tema da edição “DOCÊNCIA NA ESCOLA DO MEIO RURAL: Uma conversa com professores da classe multisseriada”, onde os docentes que lecionam nesses locais puderam expor e trocar um pouco das experiências com os presentes, que compareceram em grande número no auditório do Campus, no dia 27 de julho.
Dando início ao segundo semestre letivo, o primeiro tema a ser discutido foi Audiovisuais e educação: possibilidades e desafios, sob os cuidados da Prof.ª Andrea Lago, que comandou uma interessante discussão no dia 20 setembro.
Continuando o debate acerca da liberdade de imprensa, o Prof. Pedro Sabino convidou ao jornalista Carlos Magno para abordar o tema "Padrões de manipulação da informação jornalística".
Encerrando o ano de 2013 com chave de ouro, no dia 13 de dezembro tivemos, sob os cuidados da Prof.ª Rosiane Costa de Sousa, um interessante diálogo sobre "A condição humana na contemporaneidade sobre a ótica de Hannah Arendt", com a participação da Prof.ª Cora Corinta Macedo de Oliveira.
As atividades do projeto no primeiro semestre de 2014 foram iniciadas com um evento especial. A Prof.ª Surya Aaronovich Pombo de Barros, uma das primeiras coordenadores do projeto e atualmente Professora da Universidade Federal da Paraíba, em 25 de abril de 2014, discorreu a respeito do tema “Tempo e narrativa na perspectiva afrodescendente”. Na mesma data, foi realizado o lançamento da obra do Prof. Márcio Ronaldo Vieira: “Memórias das mulheres operárias de Valença”.
O projeto passou por um período de suspensão. Em virtude de atividades acadêmicas, seus coordenadores tiveram simultaneamente de se afastar de sua realização. A partir do segundo semestre de 2019, o projeto foi retomado tendo uma nova reformulação parcial. A proposta de um espaço pluralista e democrático, orientado por uma abordagem interdisciplinar, foi mantida. Diferentemente das fases anteriores, pretende-se direcionar as discussões para a produção acadêmica na universidade.
Tendo-se em vista o retorno ao Campus XV de vários docentes que se encontravam em afastamento para doutorado, bem como o propósito de obter subsídios para a criação de curso de pós-graduação, entendemos oportuna a promoção do debate desse relevante tema.
A primeira edição, no segundo semestre de 2019, foi realizada em 25 de novembro, no auditório do Campus XV da UNEB. Três expositores compartilharam experiências pessoais a respeito de diferentes produções em fases variadas de desenvolvimento. Larissa Fernanda Peixoto dos Santos, egressa da primeira turma do curso de Direito do DEDC-XV da UNEB, mestranda em Direito pela UFBA, discorreu sobre o seu projeto de dissertação: "Efeitos jurídicos do pluralismo nas relações de família“. Alexsandro Pitanga Moraes, egresso da terceira turma do curso de Direito do DEDC-XV da UNEB, mestre em Direito pela UFBA, teceu ponderações acerca de sua dissertação: "O crime do escravo Romeo: uma análise histórico-jurídica de um processo-crime na Bahia (1887-1891)". Pedro Augusto Lopes Sabino, Professor de Direito Constitucional do DEDC-XV da UNEB, doutor em Direito pela UFBA, expôs a sua tese: "Concentração da propriedade dos meios de comunicação social no Brasil: controle do poder e tutela do pluralismo na ordem constitucional brasileira", defendida no primeiro semestre de 2019.
Em 2020, pretende-se dar sequência aos eventos relacionados a esse tema, preferencialmente com a participação de um docente do Campus XV juntamente com um convidado de outra instituição. Infelizmente, em virtude da pandemia do COVID-19, as atividades presenciais foram suspensas na UNEB antes do término do semestre letivo 2019.2 e permanecem, em 21 de junho de 2020, sem previsão de retorno. Esse fato comprometeu a execução do planejamento inicial.
Os projetos dos cursos oferecidos são apenas recortes do conhecimento humano. Destarte, a necessidade de espaços alternativos de discussão persiste.
Os temas já abordados são referências, mas não esgotam, obviamente, as possibilidades. A Coordenação do projeto encontra-se aberta a sugestões com o propósito de melhor atender aos anseios de discussão crítica da comunidade acadêmica do Campus XV da UNEB.
Enfim, nosso objetivo com o Café Acadêmico é proporcionar um ambiente dinâmico com discussões construtivas e interessantes, desviando um pouco da monotonia das salas de aula, proporcionando um diálogo aberto e de caráter interdisciplinar.

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